terça-feira, abril 25, 2006

Revolução dos Cravos – Completa hoje 32 anos

Depois do "meu nascimento", hoje acordei com vontade de aparecer novamente ‘No Mundo’…

Sei que já muito se escreveu sobre o tema, mas eu também não poderia deixar passar esta data…

O dia 25 de Abril de 1974, despertou meio cinzento por entre muitas nuvens, com um levantamento militar constituído por jovens oficiais do Movimento das Forças Armadas (MFA). Oficiais esses, que anteriormente tinham participado na Guerra Colonial e que descontentes com o regime da época conseguiram derrubar num só dia, o regime político instituído em Portugal desde 1926 – Foi o fim da ditadura do Estado Novo.

Estes militares tiveram desde logo o apoio do povo, pois todos desejavam a mudança. Esta traria de volta a Liberdade há muito perdida no país…

Surge assim uma nova Era – o regresso da liberdade de opinião, de expressão e de imprensa. Começa-se a falar sem medo de ser punido por aquilo que se diz e pensa….

O porquê dos cravos?
Os cravos vermelhos surgiram porque uma vendedora de flores de rua, num acto talvez de alegria e satisfação, resolveu distribui-los pelos militares… assim esta flor tão simples e de suave perfume tornou-se também numa imagem histórica de um país em mudança…

Hoje pergunto-me… como seria ter vivido nessa época?
Tenho sorte de não ter passado por essa experiência…
Muitos dos jovens de hoje não sabem e nem dão o devido valor ao que os nossos pais, avós e outros familiares e amigos passaram; as dificuldades que tiveram… enfim um ‘monte’ de situações que hoje nem nos passa pela cabeça… para muitos é só mais um feriado do nosso calendário, um dia em que não se trabalha e se pode aproveitar para sair com aos amigos ou fazer outras coisas…

Pergunto-me ainda… será que foi/é bom haver assim tanta liberdade como a que existe hoje em dia?
Não é que seja contra, muito pelo contrário, mas por vezes penso que… o excesso de liberdade também não é muito saudável. No fundo, verifico que liberdade ‘a mais’ leva perder um pouco o respeito uns pelos outros. Até a nível de imprensa, cada vez existe menos cuidado na forma como se escreve e se expressam as opiniões. E isso sim, começa a ser de facto preocupante…
Na realidade esperamos sempre por um mundo melhor… e que as lágrimas do passado não regressem no futuro…

Hoje não se esteve só ‘No mundo das Nuvens’, mas também cá ‘por baixo’, na nossa terra…

sexta-feira, abril 21, 2006

Nasci hoje...

O "No Mundo das Nuvens" acabou de nascer...
Independentemente do que lhe possa acontecer, espero que sobreviva durante
muito tempo…