domingo, agosto 24, 2008

Sabedoria Chinesa…

“Uma chinesa velha tinha dois grandes vasos, cada um suspenso na extremidade de uma vara que ela carregava nas costas.

Um dos vasos era rachado e o outro era perfeito. Todos os dias ela ia ao rio buscar água, e ao fim da longa caminhada do rio até casa o vaso perfeito chegava sempre cheio de água, enquanto o rachado chegava meio vazio.

Durante muito tempo a coisa foi andando assim, com a senhora chegando a casa somente com um vaso e meio de água.

Naturalmente o vaso perfeito tinha muito orgulho do seu próprio resultado - e o pobre vaso rachado tinha vergonha do seu defeito, de conseguir fazer só a metade daquilo que deveria fazer.

Ao fim de dois anos, reflectindo sobre a sua própria amarga derrota de ser ‘rachado’, durante o caminho para o rio o vaso rachado disse à velha:

‘Tenho vergonha de mim mesmo, porque esta rachadura que tenho faz-me perder metade da água durante o caminho até à sua casa...’

A velhinha sorriu:
‘Reparaste que lindas flores há no teu lado do caminho, somente no teu lado do caminho? Eu sempre soube do teu defeito e portanto plantei sementes de flores na beira da estrada do teu lado. E todos os dias, enquanto voltávamos do rio, tu regava-las.

Foi assim que durante dois anos pude apanhar belas flores para enfeitar a mesa e alegrar o meu jantar. Se tu não fosses como és, eu não teria tido aquelas maravilhas na minha casa!’”

Moral da história:
Todos nós temos os nossos próprios defeitos, e são esses que fazem de nós seres diferentes e únicos no mundo, e nos torna especiais aos olhos de todos aqueles que connosco convivem, de modo a que os nossos relacionamentos interpessoais sejam mais ricos e gratificantes.

É por isso, que devemos aceitar as pessoas tal como elas são, e tentarmos descobrir a forma mais pura da sua essência.
Assim, a todos os ‘defeituosos do meu reino’, só me resta desejar que nunca se esqueçam de regar as flores que por qualquer motivo floresçam do vosso lado do caminho…
Sejam Felizes!

Nota:
Enviado por Telma P. (Obrigada ela partilha)

6 comentários:

Sara V. disse...

Humm... Não costumo ler histórias por aqui... Gostei muito! Trata de um tema infelizmente "vulgar" mas com muita magia e beleza. Os chineses são sábios... Têm mil provérbios e, agora, muitas medalhas olímpicas, hehe!

Adorei.

Beijocas

P. S. - Tenho andado na praia, por isso mais desaparecida. Para a semana devo ir à Invicta... Mas não me esqueci do combinado:) Setembro tem 30 dias!!!!

Sj disse...

Ah pois é!!! Conseguiram-nos surpreender e bem!!!:)

Sabes, achei o tema interessante, por isso decidi partilha-lo, isto porque a velha sabedoria chinesa tem destas coisas... surpreende-nos com palavras simples e teorias que estão à vista, mas que pôr serem tão banais nem sempre as conseguimos "ver"...
Ocidentais demasiado ocupados com coisas fúteis!!!

Bjinhos e obrigada pela visita :)

PS: Eu também tenho andado a aproveitar um pouco o sol que ainda nos resta... antes que seja tarde... e sim eu tb n me esqueci :P
Ah e como está a sit. da exposição??? Tens que me por a par das novidades :) e... Boa viagem... não te esqueças das fotos! :)

Anónimo disse...

Simplesmente LINDO e fez-me recordar uma passagem da minha vida, um momento INESQUECIVEL, infelismente o ultimo por sinal, vivido com a minha doce avó paterna, que provavelmente já o terás lido nos preferidos do blog da nossa amiga comum...

Beijinho GRANDE e choramingas

Trovão

Sj disse...

Ohhh!!!

Pensei que os Trovões não choravam, e que isso competia apenas às Nuvens :P
Mas afinal enganei-me e parece q tb existem Trovões sensíveis :)

Agora brincadeiras à parte...
Ainda bem que gostaste, de facto este texto está divino... e se todos pensássemos como a velhinha chinesa, e conseguissemos viver e aceitar as pessoas tal como elas são de certeza que viveriamos todos muito mais felizes :)

Por acaso, não conheço essa tua história, mas se um dia a quiseres contar...estás a vontade p o fazer.

Ah! O meu blog tem aí um mail que dá acesso ao gtalk... se algum quiseres falar... tb estás a vontade :P

Agora, tenho de correr...
Hj um Trovão passou por aqui e deixou-me mts msg... e eu como gosto de responder a tudo, vou já a caminho da próxima...
Adeus

Bjinhos
Sj

Anónimo disse...

Pois fique a Doce Manjerica Sorridente sabendo, por sinal um tanto dada a cores clubisticas algo desgastadas e muito povo para o meu gosto....lol...que aqui este trovão é um lamechas do caraças...acho que deve ser da tal ternura dos quarenta de que tanto falam aqueles que por ela passaram...lol...
Só te posso dizer que é uma idade muito fixe, que no meu caso me deu força para dar uma volta de 180º á minha vida, aliado a uma loucura até então recalcada e obviamente muita lamechiçe...lol...

Beijokas e hoje não te melgo mais a existencia, porque se me acabou o recreio...lol...

...chui...chuif...buáááááááááá

Trovão

PS. Pede á nuvem o meu endereço de e-mail, que eu autorizei a píquena a te o dar, se obviamente assim o desejares.

Sj disse...

:P
Tás a vontade... Be My Guest!!!
Se todas as melguices fossem assim... estavamos todos bem :D

Ehehe.. e ainda bem q a ternura dos quarenta é muito fixe... espero que quando lá chegar tb eu sinta o mesmo :D

Relativamente a lamechices... tb é bom saber que os trovões tb possuem corações de manteiga... Já viste o "Message in a Botle"? Há sempre Sniff, Sniff no final.

Mas... Amigo Trovão, acho que estás um pouco atrofiado das idéias... será a falta do tico ou do teco? :P
Como posso pedir o mail à Nuvem? Não será à Lua? ehehe
A Nuvem tem o dela aqui no Blog... Consulta o My profile que está lá. :P

Fica bem... E nada de Snifffs, Snifffs por agora. :D
Sj