sexta-feira, setembro 08, 2006

“E o Céu Perdeu um Planeta”











Até o Pluto ficou triste...
“E o céu perdeu um planeta”, é o título de um artigo que li na revista Visão, e que me deixou um pouco surpresa… Sou um pouco leiga nesta área, mas também uma curiosa, e por isso fiquei meio triste ao saber que o nosso Sistema Solar passou a ter apenas oito planetas em vez dos nove, como em tempos aprendi na escola. Então passo a citar o artigo…
“A decisão foi tomada (…) por cerca de 600 astrónomos, resolvidos a dar uma nova ordem ao cosmos. E Plutão lá deixou de ser um planeta, no sentido clássico do termo, para se tornar um planeta anão, tornando o sistema solar mais pobre, agora só com oito planetas.
Reunida na capital checa, Praga, a União Astronómica Internacional (UAI) reescreveu a definição de planeta: a partir de agora será «um corpo celeste que gira em volta do Sol, tem massa suficiente para que a sua própria força da gravidade vença a rigidez do corpo e este adopte uma forma de equilíbrio hidrostático (arredondado) e, além disso, seja o maior objecto da zona».
Quanto a Plutão, vai juntar-se ao asteróide Ceres e ao recém-descoberto Xena, na nova categoria dos planetas anões. E tudo o mais que for encontrado no espaço, à volta do Sol, passará a partir desta reunião de Praga, a pertencer ao grupo dos pequenos corpos do sistema solar.”
(Art. Rev. Visão nº704)
Vou fazer uma pequena comparação… não sei se será a mais acertada… se calhar estou a cometer um grande erro, se o estiver corrijam-me por favor. Mas… será que quando não se tem as medidas certas… deixa-se de ser o que se é?! Será que os anões deixam de ser pessoas só porque são seres mais pequenos?!

Sem comentários: