quarta-feira, novembro 19, 2008

Adeus...

Hoje decidi trazer mais um poema…
Como ainda não tinha nenhuma referência ao Eugénio de Andrade, achei por bem deixar aqui um dos seus poemas, o “Adeus” – também este, hoje em dia, bastante aplicado à realidade das nossas vidas quotidianas, que cada vez mais estão repletas de sucessivos Adeus…

"Já gastámos as palavras pela rua, meu amor,
e o que nos ficou não chega
para afastar o frio de quatro paredes.
Gastámos tudo menos o silêncio.
Gastámos os olhos com o sal das lágrimas,
gastámos as mãos à força de as apertarmos,
gastámos o relógio e as pedras das esquinas
em esperas inúteis.

Meto as mãos nas algibeiras e não encontro nada.
Antigamente tínhamos tanto para dar um ao outro;
era como se todas as coisas fossem minhas:
quanto mais te dava mais tinha para te dar.
Às vezes tu dizias: os teus olhos são peixes verdes.
E eu acreditava.
Acreditava,
porque ao teu lado
todas as coisas eram possíveis.

Mas isso era no tempo dos segredos,
era no tempo em que o teu corpo era um aquário,
era no tempo em que os meus olhos
eram realmente peixes verdes.
Hoje são apenas os meus olhos.
É pouco mas é verdade,
uns olhos como todos os outros.

Já gastámos as palavras.
Quando agora digo: meu amor,
já não se passa absolutamente nada.
E no entanto, antes das palavras gastas,
tenho a certeza
de que todas as coisas estremeciam
só de murmurar o teu nome
no silêncio do meu coração.

Não temos já nada para dar.
Dentro de ti
não há nada que me peça água.
O passado é inútil como um trapo.
E já te disse: as palavras estão gastas.

Adeus."


- Eugénio de Andrade -
1923-2005

14 comentários:

Anónimo disse...

Muito bons dias, tardes ou quiçá noites, dependendo da hora a que ler este meu comentário...
Pois só para que conste, o maluco do Trovão passou por aqui para cuscar uns minutinhos e lhe deixar um singelo alô, espero que não leve muito a mal tal atrocidade...lol...
Mas depois de ter tido o prazer de a conhecer pessoalmente durante a exposição da nossa amiga comum na passada segunda feira, fiquei curioso e pimba, cá tou eu a melgar-lhe a existencia...lol...
Prontos...mas prontos, só desta vez, eu prometo, ou, quiçá talvez não...lol...preciso ainda pensar, quando conseguir ganhar juizo para tal, é claro...lol...

J.Trovão(
tb conhecido pelo tarado mais tarado da paroquia e arredores e, sabe-se lá o que mais...lol...

Sj disse...

Ahahahah....

Olá Caro TROVÃO!!!! LOL...

Para mim é um prazer enorme tê-lo também aqui... e pode(s) cuscar à vontade, melgar-me a existência :P ... What ever... :)
E que não seja apenas só desta vez, já agora... n pense(s) muito pq isso também, faz mal aos neurónios... lol

Últimamente estes cantinhos também andam pouco desactualizados :P, apenas o 1mundodiferente consegue estar um pouco mais em dia :)passa tb por lá... lol
Isto é o que faz ter mais do que um :P

Mas volta sempre que quiser(es), pq às vezes os Trovões - como diz a nossa amiga... "os viperinos" ;)- tb fazem falta ahahah...

Fica bem ;)
E Obrigada pela visita :D

Anónimo disse...

Olá Simpátima Myself sorridente do casaquinho verde...

Ora foi com tranquilidade que constactei que a píquena não teve um treco pela minha ousadia de vir cuscar este cantinho e, quanto ao voltar, está prometido logo que possível e com mais tempo.

Agora fiquei a bater mal, super mal mesmo da marmita, foi com a essa da "lingua viperina" ora essa, será que eu sou assim tão mauzinho...tão...carlos castro...tão tertuliano...???...

Oh pá, eu só tenho o terrivel defeito de dizer sempre o que penso de forma frontal, ora bolas, embora, bem eu sei que tambem sou super maluco e que as duas coisas juntas, frontalidade e loucura acentuada, nem sempre são faceis de digerir, mas daí a viperino...bolas...essa deixou-me assaz magoado...lol...

Por isso, não sei se volto, não sei se pense, não sei se fico, vou pensar, embora um dos meus dois neuronios esteja de férias, pelo que na ausencia do teco, tudo pode acontecer com o doido do tico a comandar a coisa...lol...

Fica BEM

J.Trovão

Sj disse...

Ahahah

Olá Trovão! Muito bem-"regressado"...
E que bela introdução a tua :D

Sorridente? Sim é verdade, não passo sem eles, às vezes até me doem as bochechas ehehe...

Quanto aos trecos, nunca iria tê-los :D, esqueces-te que já "te conheço" há algum tempo!!! Por isso, vindo daí já nada me surpreende... :P

Ohhhh... Mas não fiques magoado :( ñ penses assim pq não foi essa a intenção ehehe... se bem me lembro, essas foram palavras da nossa amiga, ela é que nos chamou de viperinos.. Imagina!!! E logo a mim, que eu sou super inofensiva...

Além disso tens razão, quem diz o q pensa n merece castigo (n me lembro se a frase é mesmo assim, mas se não for... passa ser) eheheh...

Em relação a: "Por isso, não sei se volto, não sei se pense, não sei se fico, vou pensar"... ahahahah
Fica, não penses muito.. e se de facto um dos teus neurónios está de férias, também não podes sobrecarregar o outro, senão tadito dele, ainda tem um esgotamento :P e depois é que são elas... Com um de férias e outro esgotado, aí nem sei como vai ser :D

Sr. Trovão, vou-me despedir por agora, mas espero tenha um excelente dia... já agora, trate bem o seu Tico enquanto o Teco anda à deriva pelas ilhas paradisícas a meter inveja aos outros... Há tipos com muita sorte!!!

Fica bem e td de bom...
Sj

PS: Já espreitaste o outro?
É só publicidade ahaha... :P
Não, não é de Publicidade, é de noticias ahahah

Sara V. disse...

Ora bem...
Para os dois: Viperinos só há uns e mais nenhuns! E são vocês, ah ah! E mais... a dos "viperinos" é minhaaaaaaaa!!!! Lol!
Não sei quem ticos e tecos ou quem foi abandonado por um tico ou por um teco... mas eu sou a que tem tantos ticos e tecos que vos chamo "viperinos". Mas viperinos ADORÁVEIS!
São uns queridos... Um de azul, outro de verde... Um com, outro sem, lol... Uns queridos!
Com que então a cuscarem aqui da amiga, hein?! Ah ah!
A frase é "quem diz a verdade não merece castigo"!
Portanto, fico mais descansada... Continuam a ser os meus "viperinozinhos"!
Beijocas para a bela Nuvem (ladys first - eu e o meu amigo com pedigree gostamos da etiqueta, ah ah) - e beijocas para o belo Trovão duma Lua que aos poucos já quase não é Lua...

Sj disse...

Ahaha...

Pois é... Faltavas cá tu :D
Aliás já tinha saudades das nossas conversas ehehe.
Eu sei que essa dos viperinos é tua, até já o referido para que não houvessem dúvidas. Aliás tal como o teu nome indica... Sara V... V de viperina :P...

Mas... Um de azul e um de verde??? Hum... mas parece-me que alguém tb estava de vermelho - um Capuchinho hihihih...

Isto está giro está!!!
Com estas cores que me fazem lembrar alguma coisa...
E... com uns nomes tão sugestivos como... já agora como tu dizes ladies 1st:
Nuvens, Luas e Trovões...
Upss nem quero imaginar o resultado que isto dá! Ahahah...
Isto vai ser uma tempestade!!! Ui!!!

Esta é para o Trovão...
Não te esqueças de aparecer no Montijo em Fev.09 eheheh

Anónimo disse...

Era uma vez um moçoilo muito doido por sinal, benza-o os deuses, que conheceu num blog do sapo uma Rosa Mai Linda e eis que passado quase um ano conheçe também um Doce Majerico Sorridente e, que juntas se dão ao disfrute de originar uma tempestade nas suas costas...
Francamente, anda aqui um pobre Trovão a esbanjar charme, mesmo contrariando o companheiro becas que morre de ciúmes, e depois é isto, a insinuarem que eu, euzinho tenho uma lingua viperina, estou assaz magoado, chocado, estupidificado, prontos, tambem fiquei lixado...lol...
Agora falando sério, acho que os deuses ao juntarem uma Lua, uma Nuvem e um Trovão, por sinal destrambelhado, estão a originar uma tempestada do caraças, que cá para mim só pode acabar numa grande e sincera amizade, assim espero, sinceramente.
Beijokas GRANDES para voçês as duas, suas badalhocas viperinas...mas BUÉ DE LINDASSSSSSSSSSS...lol...

Trovão Tarado

Sj disse...

Ahahaha...
O Sr. trovão voltou ao Ataque!!!

Ah... mas essa última frase não calhou lá muito bem, Sr. Trovão :P
Pronto, se o Sr. Trovão tb acha q somos viperinas, assim sejamos ehehe... e como não há dois sem três, sejamos todos :P
Assim, como os Trovões também só surgem no meio das Nuvens, se houver uma Lua que nos ilumine melhor ainda, pois assim a tempestade torna-se bem mais visivel aos olhos dos céus :P.

Agora o outro adjectivo qualificativo feminino do plural.... humm... acho q não se enquandra muito em nós :P
Aí acho q nos confundiste um pouco com alguém, Sr. Trovão... Não tinhas os óculos??!!! :P

Mas tb digo, em relação às Bué de Lindassss... Ah isso somos. :D Alías, somos todos os dias a todas as horas, a todos minutos e segundos de cada dia... Ah! E desde que nascemos, Sabias disso?!! :P

Eheheh...
Fica bem... :P
Sj

Anónimo disse...

Ai...ai...ai...que a minha brincadeira ou expressão foi mal entendida...
Não era de todo a minha intenção ofender, mas se foi o caso peço esde já IMENSA DESCULPA.
Efectivamente, só quem me conhece minimamente, poderá entender a dimensão de alguns termos, provavelmente menos convenientes aos olhos do comum dos mortais, pelo que uma vez mais reitero as minhas SINCERAS DESCULPAS.

Trovão

Sj disse...

Ahahahah....

Nunca tinha visto um Trovão atrapalhado eheheh...

Mas gostei, foi giro, e só não me ri às gargalhadas para não me chamarem de doida :P

Hummm... como vês, não és só tu que surpreendes... eu tb consigo fazê-lo ;P

Mas... Acho que tenho de escrever um post novo, para continuarmos as conversas... eheheh...

Fica bem caro Trovão, e não leves tudo a peito :) senão as faíscas não brilham :P

Anónimo disse...

Oh Doce Manjerico Sorridente,

aqui o trovão não ficou atrapalhado, apenas tenho consciencia que o termo utilizado pode ter mais que uma leitura possível para quem me conheça mal, ou menos bem, como é o teu caso...lol...

Quanto ao levar tudo a peito, não levo não senhor, porque senão estava desgraçadinho da existência, porque ao invés do 34 actual, já estaria a comprar o 42 já com um 50 encomendado para a proxima estação...eh....eh....eh...

E quanto ao brilho das faíscas, por mais que eu o tente dissipar, acho que acabo por brilhar por vezes demais, embora contra a minha vontade, uma vez que gosto de passar despercebido na multidão...

Quanto ao post novo, pois acho muito bem, embora eu ande ainda a ler os velhos e, curiosamente descobri que temos algo em comun, é verdade sim senhor, ambos quando nos dá na gana, ou os remorsos nos atacam por termos as nossas obras de ARTE paradas á seculos, bordamos lindos tapetes de arraiolos, e esta hein...???...sou ou não sou um trovão muito prendadinho..???...lol...

Beijokas Sorridentes e Muito Decentes (como se tal fosse possivel num tarado como eu)

Trovão

Sj disse...

Ahahah...

O Trovãozinho voltou!!! :P
Humm quer dizer que eu sou... a Manjerico?!!! hihih ok... :P

Quanto ao 34... Cuidado! Olha que qq dia a Nuvem e a Lua andam à procura do amigo Trovão e não o encontram pq ele se tornou invisível aos nossos olhos celestes, e se calhar só te encontramos através das faíscas provocadas pelas piscadelas do teu chamamento :P
Ai, ai... não fiques assim tão trasparente... Acho que estás a precisar da tal fatia do Brigadeiro ;)
Qq dia ainda fazemos um pic-nic. Sim... A Lua nem pense que se escapa, desta vez o Brigadeiro é para todos :P

Ehehe... depois vais ter de nos mostrar esses teus tapetes de Arraiolos :P

Até logo Trovãozinho...
Agora tenho de ir ver o resto... parece que hoje tiveste uma manha muito activa :D

Bjinhos
Da Nuvem tb sorridente
(Qq dia n consigo mover as bochechas eheheh)
Fica bem

Anónimo disse...

...já me estou a imaginar no pic-nic de brigadeiro, eu a dividir o dito cujo democraticamente, que é como quem diz, uma singela fatia para a nuvem, outra tambem para a lua e, bem, o trovão troveja sobre o resto...porque é atrozmente guloso e choco-dependente...lol...

Quanto aos tapetitos, bem, como sou um moçoilo modesto, começei com um painel de parede e depois apenas fiz um de 400x300 m que se encontra ainda em casa da ex.mulher, outro de 370x250 m., que se encontra num salão de uma casinha que eu tenho algures numa aldeia para os lados de Coimbra, que por sinal a nossa amiga já viu por fotografia, outro de 120x80 m., que também lá se encontra no meu quarto e está outro a meio, que começado está até que eu tenha vergonha ou remorsos para o acabar...valham-me os deuses...lol...

Por isso durante o pic-nic brigadeirense, temos motivo de muitaaaaaaaaaa conversa...lol...

E pelo teu tom verde do casaco, ficas mesmo a Doce Manjerica Sorridente....lol...

Beijokas

Sj disse...

Ahahah...
Pronto já sei, que é sina ficar com esse nome...bem o nome é ao menos, o pior é o cheiro... Acho que tenho de aumentar a dose do meu Hugo Boss... Ehehe
E realmente é mesmo sina... pois não é só o casaco, o blog também :) eheh...

Oh caro trovão, não sei por onde é que andou este teu comentário, de certeza que andou perdido neste mundo da blogosfera, é q só agora é que ele que apareceu aqui na minha mail box... que tristeza!!! De certeza q já pensavas que eu não te queria responder, mas não, assim que o vi tratei logo de tomar conta dele, como vês, até já devia de estar no mundo dos sonhos e das nuvens, mas ainda estou aqui... :P

Agora, tentando responder-te à letra...

Oh trovão! Não sejas egoísta! Então a Lua vai ter o trabalho de elaborar o tão delicioso Brigadeiro, e tu só nos dispensas uma fatia a cada uma!!! Sinceramente!!! Queres o resto só para ti? Ah maroto, isso não é ser democrático?, Ai, Ai, Ai... Não te esqueças que seremos duas!!!
Ahaha... Tás "feito"!!!

Quanto aos Arraiolos, de facto não te imaginava nada prendado :P... humm... Eu também vou querer ter o prazer de ver essas obras-primas... Aliás já estou ansiosa, mais não seja, ainda vais ter de me enviar uma fotografia...:P

Ah! E agora, já sei a quem recorrer quando tiver alguma dificuldade na elaboração das minhas modestinhas obras-primas, pois nada melhor do que um bom professor particular (sim pq as minhas estão longe de alcançar a dimensão das tuas)... :P

Mas Sem faíscas ok?

Bem... Beijinhos de uma Nuvem para um Trovão Rebelde :P
Fica bem :P

E se entretanto não falarmos, Um Bom Natal para ti repleto de tudo o que houver de melhor...
Fica Bem.