segunda-feira, outubro 16, 2006

Colecção Rau

Não tenho por hábito, deixar tudo para o último dia… mas desta vez, e como é hábito no povo português, quase que isso também me aconteceu... mas finalmente, no Sábado lá consegui ir ao Museu de Arte Antiga, em Lisboa, tal como já andava a planear há alguns meses. Cheguei mesmo a pensar que não conseguiria ir!!! É que já terminou ontem, Domingo, a exposição “Grandes Mestres da Pintura Europeia: De Fra Angélico a Bonnard – Colecção Rau”, que esteve patente neste Museu desde o dia 18 de Maio.
De facto, foi impressionante ver, como uma única pessoa conseguiu reunir ao longo de toda a sua vida uma colecção de quadros tão vasta quanto esta, que reúne obras dos mais diversos pintores desde o início do Renascimento Italiano até à década de 1940-50. Tendo sido exibidas obras, de entre outros, de pintores como Fra Angélico, Bernardino Luini, Boucher, Fragonard, El Greco (estes, do Período entre os Séc. XV-XII), e de Cézanne, Manet, Degas, Monet, Renoir (um dos meus favoritos!!!), Pissarro, Lautrec, Bonnard (dos Séc. XIX-XX).
Para quem gosta de pintura, esta foi talvez uma das melhores oportunidades de ver reunidas, em Portugal, de uma só vez e num espaço reduzido, 95 obras de alguns dos grandes mestres da história da pintura europeia.

Sem comentários: